A Neurologia é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar as doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal, os nervos e os músculos. As principais doenças que o médico neurologista trata são: dores de cabeça, problemas de memória, neuropatias, crises convulsivas, distúrbios do sono, problemas na coluna, dores crônicas, acidente vascular cerebral, tonturas e alterações nos movimentos, equilíbrio e na marcha.
Para se obter o título de Médico especialista em Neurologia no Brasil, é necessário, após a graduação em Medicina, cumprir integralmente o programa de residência médica reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou realizar estágio em instituição reconhecida, com duração de 3 anos, e após, prestar prova no concurso promovido pela Academia Brasileira de Neurologia.
Uma vez que o médico tenha concluído sua formação como neurologista, ele pode realizar mais um ano de residência médica ou estágio reconhecido em uma subespecialidade, para, assim, tornar-se especialista em uma determinada área dentro da Neurologia após a sua conclusão. Atualmente, existem várias subespecialidades dentro da Neurologia, incluindo:
- Dor: Subespecialidade responsável por análise, tratamento e acompanhamento dos vários tipos de dor, sejam elas localizadas em alguma parte do corpo ou difusas, e dores de cabeça existentes na atualidade. O neurologista especialista em dor é o médico capacitado para investigar e tratar as causas que levam ao surgimento deste sintoma, bem como nos casos de dor crônica, ajudando, assim, o paciente a maximizar sua funcionalidade e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.
- Doenças cerebrovasculares: Subespecialidade responsável por análise, tratamento e acompanhamento de doenças que envolvem os vasos do sistema nervoso. Essas doenças podem danificar o funcionamento e a estrutura do cérebro ao longo do tempo e acontecem quando as condições de circulação do fluxo sanguíneo em uma área no cérebro são dificultadas de forma momentânea ou permanente. A doença mais comum e estudada nesse grupo é o acidente vascular cerebral (AVC).
- Demências: Subespecialidade responsável por análise, tratamento e acompanhamento das doenças degenerativas do cérebro que se manifestam por declínio progressivo da cognição, causando perda da memória, prejuízo da capacidade intelectual e raciocínio e alterações das reações emocionais normais. Dentre os mais variados tipos de demências, a demência de Alzheimer é a mais comum e a mais estudada.
- Distúrbios do sono: Subespecialidade responsável por análise, tratamento e acompanhamento das doenças que provocam alterações no padrão do sono, que podem variar desde condições extremamente benignas e comuns, como as insônias e as parassonias (sonambulismo, despertar confusional e terror noturno), até situações mais complexas, como a apnéia do sono com impacto cardiovascular e metabólico.
- Doenças desmielinizantes: Subespecialidade responsável por análise, tratamento e acompanhamento de doenças autoimunes e inflamatórias do sistema nervoso, onde podem ser manifestar, em sua maior parte, com sensação de fadiga, fraqueza generalizada ou em algum membro, dificuldade para enxergar ou sensibilidade ao toque reduzida em alguma parte do corpo. Dentre as doenças mais comuns estudadas nesse grupo, estão a esclerose múltipla e algumas mielopatias.
- Distúrbios do movimento: Subespecialidade responsável por análise, tratamento e acompanhamento de doenças que se manifestam por alterações nos movimentos do corpo, onde se manifestam, em sua maior parte, com tremor, rigidez muscular ou dificuldade para caminhar. Dentre as doenças mais comuns estudadas nesse grupo, estão a Doença de Parkinson, o tremor essencial, as distonias e os tiques.
- Neurofisiologia: Subespecialidade responsável por análise, tratamento e acompanhamento de doenças causadas por alterações na atividade elétrica do cérebro, também chamadas de epilepsias, das quais provocam sintomas como convulsões, movimentos descontrolados do corpo ou alterações no comportamento. Atualmente, existe inúmeros tipos de epilepsia, cada um com sua apresentação clínica e tratamentos específicos.
- Doenças neuromusculares: Subespecialidade responsável por análise, tratamento e acompanhamento de doenças que envolvem processos inflamatórios, infecciosos, imunológicos, degenerativos ou, mesmo, genéticos, dos músculos e nervos do corpo, onde se manifestam, na sua maior parte, com fraqueza e atrofia muscular. Dentre as doenças mais comuns estudadas nesse grupo, estão a miastenia gravis, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e a síndrome de Guillain-Barré.