O bloqueio de nervos periféricos consiste em um procedimento rápido e simples onde é realizada a anestesia parcial de um nervo ou de suas ramificações, com o objetivo de diminuir a produção e propagação de impulsos dolorosos.
Pode ser usado para diagnóstico, prognóstico, prevenção e tratamento de diversas síndromes dolorosas crônicas de uma forma mais duradoura em várias regiões do corpo, incluindo cabeça, membros superiores, membros inferiores, parede torácica, parede abdominal e região dorsal.
Com base na clínica do paciente, é possível localizar o nervo responsável pelo estímulo doloroso por meio de técnicas de palpação e, algumas vezes, com o auxílio de aparelho de ultrassom para que o profissional visualize as estruturas neurovasculares com mais clareza e precisão. Uma vez localizado o nervo, é realizada a infusão do anestésico local por meio de seringa e agulha, cuja quantidade varia de acordo com a localização e o tamanho do nervo.
Em geral, é um procedimento pouco doloroso e o alívio da dor costuma ser imediato. A duração da anestesia varia para cada paciente e a frequência com que o procedimento deve ser realizado leva isso em consideração, podendo ocorrer de forma semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. Os efeitos colaterais são mínimos e o paciente pode ir para casa no mesmo dia.
Principais indicações: Auxílio do diagnóstico, prognóstico, prevenção e tratamento da dor de diversas síndromes dolorosas, incluindo: dores de cabeça, cervicalgia, lombalgia, síndrome da dor complexa regional, fibromialgia, dor nos ombros, dor nos membros superiores, dor nos membros inferiores, lombociatalgia, síndrome do túnel do carpo, tendinites, bursites, neuroma de Morton, dor relacionada ao câncer, dor nas costelas, dor na parede abdominal, etc.