Infiltração de pontos-gatilho de grupos musculares


A dor muscular é um evento comum na população geral e, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, representa o principal motivo da procura por atendimento médico pela população mundial. O termo dor miofascial é utilizado para descrever uma condição clínica específica que se caracteriza pela presença de áreas sensíveis e dolorosas em bandas musculares habitualmente tensionadas, também chamadas de pontos-gatilho, cuja palpação gera a propagação de estímulos dolorosos.

Através de técnicas de agulhamento e infusão de anestésico, esse procedimento permite o tratamento de diversas síndromes dolorosas cuja dor miofascial está presente. Ë um procedimento extremamente rápido e simples, onde é realizada a infusão do anestésico, por meio de seringa e agulha, em vários pontos do músculo considerados dolorosos (pontos-gatilho), após exame físico e palpação, causando alívio quase imediato da dor e ganho de amplitudes da região acometida.

Imagem

A duração da anestesia varia para cada paciente e a frequência com que o procedimento deve ser realizado leva isso em consideração, podendo ocorrer de forma semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. Os efeitos colaterais são mínimos e o paciente pode ir para casa no mesmo dia.

Imagem

Principais indicações: Auxílio do diagnóstico, prognóstico, prevenção e tratamento da dor de diversas síndromes dolorosas com componente de dor miofascial, incluindo: dores de cabeça, cervicalgia, lombalgia, síndrome da dor complexa regional, fibromialgia, dor nos ombros, dor nos membros superiores, dor nos membros inferiores, lombociatalgia, síndrome do túnel do carpo, tendinites, bursites, neuroma de Morton, dor relacionada ao câncer, dor nas costelas, dor na parede abdominal, etc.